27 de jun. de 2012

DIcas de pilotagem

ANDANDO NA CIDADE



Andar na cidade em meio a outros veículos pode ser fácil, mas também perigoso então veja algumas coisas que você pode fazer para tornar seu passeio mais seguro:


1. SEMÁFORO: Ao parar em um semáforo, pare sempre sobre a linha divisória da pista se houver mais de uma para o mesmo lado, deixe sempre a pista para os carros, alguém por distração pode não vê-lo e uma pancada na traseira é bem ruim! Pela mesma razão nunca pare atrás de um carro, quem vem atrás pode não conseguir parar e prensá-lo contra o carro da frente.


2. COM OUTRAS MOTOS:


2.1 Quando andar com outras motos na cidade ocupe sempre a mesma pista. Evite andar um ao lado do outro, em caso de necessidade de desviar de um obstáculo não será possível por falta de espaço.


2.2 Se a moto da frente parar bruscamente, não ultrapasse, ele pode ter visto algo que você ainda não viu, então pare também!


3. ULTRAPASSAGEM: quando estiver no trânsito da cidade NUNCA ultrapasse pela direita especialmente os veículos longos, lembre que muitos não sinalizam quando vão dobrar a direita e não esperam que venha alguém pela direita;


4. ESTACIONAMENTO:


4.1 Quando precisar estacionar opte pelos estacionamentos específicos de motos são mais seguros que parar entre carros que na hora de sair podem derrubar sua moto!


4.2 Estacione sempre com a moto de frente para rua (traseira na calçada) na hora de sair é sempre mais fácil e mais seguro; 


5. COSTURAR NO TRÂNSITO: Apesar da moto se prestar a andar entre os carros evite fazer isso especialmente em vias de maior velocidade, pense que os motoristas de veículos não esperam que esteja passando uma moto entre eles e a atitude normal de trocar de pista sem sinalizar pode tornar-se um acidente e tanto! Deixe para ultrapassar os veículos quando estiverem lentos ou parados.


6. FAROL ACESO: Além de ser uma exigência do novo código de trânsito, é sempre mais seguro andar de farol aceso mesmo de dia, os outros veículos lhe percebem mais facilmente.


ANDANDO NA CHUVA
Se você puder evite andar na chuva especialmente na estrada pois sua visibilidade é menor e a dos outros veículos também, mas se caso for necessário tenha sempre uma roupa de chuva, pois o desconforto ou o frio ajudam você a perder a concentração o que pode tornar-se um risco desnecessário.
Andar na chuva requer alguns cuidados que podem fazer uma enorme diferença em termos de segurança, vejamos alguns desses tópicos:


1. NA CIDADE: evite o canto interno das curvas pois é lá que junta toda a sujeira que a chuva varre, é por onde circulam os veículos pesados, onde geralmente vazam óleo diesel e combustíveis que são um verdadeiro sabão especialmente quando molhados;


2. AS POSSAS D'AGUA: evite-as pois geralmente elas escondem buracos que podem provocar quedas ou aquaplanajem (perda de aderência do pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista);


3. CALIBRAGEM DE PNEUS: andar na chuva requer mais aderência que andar no seco, se você quiser aumentar sua segurança na chuva diminua a pressão dos pneus, quanto mais superfície de contato na pista mais seguro, diminua até oito libras, mas lembre de voltar a calibrar quando parar a chuva.


4. FREAR NA CHUVA: a pressão que se exerce no manete do freio quando está seco deve ser o mesmo nas condições molhadas, mas atente para uma coisa: por estar molhado o disco de freio, na hora que você for acioná-lo ele terá um breve retardo na ação e a reação normal seria apertar um pouco mais para causar a freada, mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode causar o bloqueio da roda (alicatar) e nesse caso, é chão na certa!, Portanto freie com cuidado e com calma mesmo nas condições mais adversas.
Quando você pensar em viajar com seu grupo, é sempre bom que se faça um "briffing" antes da viagem e para facilitar este bate-papo aqui vão algumas dicas:


NA ESTRADA


1. Duas ou mais motos não devem dividir a mesma faixa da estrada (andar lado a lado). Se o grupo rodar em fila, deve-se manter uma distância mínima entre as motos, proporcional à velocidade. 


2. A formação do grupo deverá ser em duas filas indianas, paralelas e intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos. 


3. Todos os participantes do grupo devem estar sempre visualizando a motocicleta da frente e de trás. Desse modo, evitar-se-á uma dispersão. 


4. Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de frear propriamente, isso poderá evitar um acidente!


5. Quando estiverem duas ou mais motos, a moto da frente deverá estar sempre na esquerda da pista, pois ela estará em breve preparando uma ultrapassagem e sua visão será melhor na esquerda, se você vem logo atrás, não ultrapasse a da frente próximo de uma ultrapassagem de veículo porque a atenção do piloto estará no trânsito de sentido oposto e é bem provável que ele não perceba você entrando pela esquerda dele.


CAPITÃO DA ESTRADA:


1. Motociclista que irá à frente do grupo nos seus deslocamentos.


2. Critérios de escolha do líder: conhecer melhor o trajeto a ser percorrido, ser experiente.


3. Atribuições do líder: manter a velocidade previamente acertada; sinalizar ao grupo eventuais obstáculos; alertar sobre as paradas combinadas. 


FERROLHO


1. Motociclista que irá na última posição do grupo nos seus deslocamentos.


2. Critérios de escolha do Ferrolho: possuir moto dentre as de melhor desempenho no grupo, ser experiente.


3. Atribuições do Ferrolho: zelar pela unidade do grupo, procurando evitar que ocorra espaçamento acentuado entre as motos do grupo; avançar de sua posição até o líder de percurso, caso haja necessidade de avisá-lo acerca de eventuais emergências ou situações que venham a alterar qualquer procedimento anteriormente acordado; orientar o grupo quanto ao seu correto posicionamento na faixa de rolamento.


OBSERVAÇÕES


1. O capitão da estrada não deverá ser ultrapassado. No entanto, havendo a intenção de um ou mais membros de "dar uma esticada", deverão sinalizar tal procedimento ao líder mediante uma buzinada ou aceno característico, devendo retornar a sua posição no grupo ou parar no próximo ponto previamente combinado.


2. Ao Capitão da estrada não é permitido "dar uma esticada", já que é ele o responsável pela manutenção da velocidade combinada.


3. Qualquer membro poderá se deslocar até o líder ou ao Ferrolho para comunicar eventual necessidade de interrupção do percurso.
Viajando em Grupo.Vários são os tópicos que podemos discutir nesta página mas escolhemos alguns que consideramos mais importantes então vamos a eles:


1. FREADA - frear deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não importa se você está lento ou rápido. O tipo de solo e a posição da moto (em pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da freada. Frear um moto não é igual a frear uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a frear a bicicleta com a roda de trás! A moto é diferente, todo peso desloca para frente impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos) portanto você deve frear 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual e continuo até a moto parar. Freie sempre em pé, evite frear em curva com a moto inclinada a chance de escorregar com a dianteira é grande, se pensar na traseira, esqueça! O resultado é pior! A moto atravessará e chicoteará a traseira impulsionando você para cima (chimada) e o tombo é certo! Reduza se possível pelo motor (freio motor) ajudando com os dois freios suavemente, qualquer movimento brusco com o guidão também poderá derrubá-lo. Prefira sempre frear antes das curvas e não nelas! O freio que pára a moto é o dianteiro! 


2. SINALIZAR FREADA - Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de frear propriamente, isso poderá evitar um acidente! 


3. FAIXA DIVISÓRIA DE PISTA - esta faixa que divide as pistas é sempre em alto relevo por ter uma camada de tinta mais grossa e andar sobre ela às vezes desgoverna a moto, portanto sempre segure firme seu guidão quando estiver sobre ela. Se a pista estiver molhada, o cuidado sobre esta faixa deve ser muito maior, pois esta tinta para brilhar a noite é feita com microesferas de vidro e o vidro molhado é altamente escorregadio, NUNCA TRACIONE! A moto sobre estas faixas de marcação de pista, é possível que a moto dispare a rotação da roda traseira e quando passar a faixa ela certamente escorregará demais, causando uma queda! 


4. FAROL NO ESPELHO - Quando você estiver por ultrapassar um veículo, sempre que possível coloque seu farol no espelho retrovisor dele para facilitar a visão do motorista. Na maioria das vezes quando ele lhe vê, dá uma "chegadinha" para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for assim, pelo menos ele sabe que você está ali e que logo lhe ultrapassará. 


5. MANCHAS NO ASFALTO - Tenha sempre atenção com manchas no asfalto, na maioria das vezes pode ser óleo ou consertos que podem estar desnivelados com a pista, em ambos os casos evite pois a chance de escorregar é sempre grande. Esteja sempre atento a cheiros fortes, especialmente de combustíveis, o diesel é extremamente escorregadio e às vezes um caminhão pode estar vazando ou tenha tombado na pista portanto cautela! 


6. CABECEIRAS DE PONTES - Sempre que for entrar na cabeceira de uma ponte ou sair dela levante do banco, é normal o desnível e isso pode provocar um salto e o descontrole da moto, se você estiver em pé nas pedaleiras, o impacto será menor. Outra razão para fazer isso é sua coluna, o impacto que a suspensão não for capaz de absorver será repassado para seu corpo mais exatamente para a coluna e ao final de algumas horas de viajem você se lembrará desta dica! 


7. BURACOS - Como enfrentá-los? Primeiro evite-os! Quando não for possível, freie o que puder antes dele, NUNCA FREIE NO BURACO! A roda dianteira poderá trancar e catapultá-lo, levante do banco e passe-o. Muitos buracos entortam o aro e quando for pneu sem câmara, poderá esvaziar rapidamente, portanto cuidado! 


8. ESTERÇAR - Também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidão ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidão para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não! Ela irá para a direita! Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópio" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade, trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mate-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade). Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! A moto faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às motos pesadas. Obs.: Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes. Para fazer isso em uma curva, ao começá-la torça suavemente o guidão no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente como você sempre fez, verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida em que você esterçar mais, portanto você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais ou menos, Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! Sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor! 


PILOTAGEM COM BAGAGEM
Você pode carregar sua bagagem de duas maneiras: em uma bolsa sobre o banco traseiro ou com alforges.
Quando você usa uma bolsa sobre o banco, tome cuidado de prendê-la corretamente para que durante a viajem ela não ameace cair e você ter que ficar parando. A melhor forma de prendê-la é utilizando as chamadas "aranhas" (rede de elásticos) que fixada nas pedaleiras traseiras ou embaixo do banco, dão firmeza a sua bolsa. 
Se a necessidade apontar para os alforges, tome a atenção de distribuir o peso de forma igual para que não pese mais de um lado alterando sua pilotagem.
É sempre bom lembrar, quando colocar sua capa de chuva, em um alforge, coloque bem em cima como último item, para facilitar na hora do uso. Se você estiver usando uma bolsa sobre o banco, deixe o pacote da capa por cima da bolsa e tenha sempre um saco de lixo para embrulhar sua bolsa pois geralmente elas não são a prova d'água.
O que levar no macacão? Três coisas facilitam sua vida: a carteira; uma cópia da chave da moto; e o celular. Em caso de parar para abastecer ou dar explicações a polícia! é melhor estar no bolso que no fundo da bolsa toda amarrada! A chave, é sempre bom carregar uma no bolso do macacão, afinal você nunca espera perdê-la, mas se caso acontecer é melhor ir até o hotel onde está o macacão do que ter que ir a casa buscar! E o celular pode lhe ajudar se estiver junto ao corpo em um caso de emergência.


CAPACETES
A escolha de um capacete não deve se ater tão somente ao estilo de sua moto, mas principalmente ao uso que você for dar a sua moto. É de praxe que pilotos de motos tipo custom usem capacetes abertos e de motos esportivas usem capacetes fechados, mas essa não deve ser a regra apesar de que para todos o estilo conta muito!


CAPACETE ABERTO: O uso na cidade da moto é tão perigoso quanto o uso em estrada, apesar da velocidade na cidade ser menor, por isso é normal se flexibilizar o uso de capacetes abertos na cidade até mesmo porque esses são menos quentes, especialmente no verão tropical, porém o código de trânsito obriga o uso de óculos "apropriados" em caso de capacetes abertos. Essa expressão não define claramente que tipo de óculos, mas na mão de um policial essa regra pode complicar seu passeio, é claro que o mesmo vale na estrada, mas se você estiver com um óculos que faça o contorno do rosto, isto é, que seja arredondado isso facilitará a visão especialmente porque você não vai ficar lacrimando pela ação do vento e pode ser um bom argumento junto ao policial "exigente".


CAPACETE FECHADO: O uso na estrada da moto sugere que se tenha mais precauções em função da velocidade ser maior e do trânsito dos outros veículos. O uso do capacete fechado é sempre mais aconselhável por ser muito mais seguro que o capacete aberto, mas a escolha do capacete fechado precisa obedecer a uma regra básica sob pena de poder ser até mais perigoso que um aberto: Ele precisa SER JUSTO NA CABEÇA. E como saber se está justo ou não?


1. Justo na circunferência da cabeça, a numeração do capacete é dada por essa medida (pegue uma fita métrica e meça sua cabeça envolvendo a cabeça da testa até a nuca isso facilitará saber seu tamanho). Muitos capacetes importados vem com essa medida em polegadas para você converter centímetros em polegadas multiplique a medida de centímetros por 0,393701 e se você tiver a medida em polegadas e quiser saber seu equivalente em centímetros multiplique por 2,54; 


2. Justo nas laterais (bochechas apertadas contra a espuma) o normal é suas bochechas ficarem apertadas o capacete só não pode ficar apertado na circunferência da cabeça senão você não agüenta meia hora!;


3. QUEXEIRA (parte frontal do capacete) afastada no mínimo 2,5 cm de seu queixo; OBS: para verificar se o capacete está justo ou não peça para que alguém o empurre pela quexeira, o capacete não pode tocar seu queixo se isso acontecer experimente outro modelo ou um tamanho menor pois em um impacto no chão seu capacete poderá fraturar seu maxilar e é justamente essa a finalidade do capacete fechado proteger o rosto e o maxilar do piloto contra choques; 


4. CINTA: ela deve ficar justa abaixo do queixo sem sufocar, devendo fixar o queixo de baixo para cima e não de baixo para trás; 


5. Altura do capacete é a medida que ele tem de cima até as laterais (próximo ao ombro), ser alto é mais seguro, pois em uma queda ele firma junto as proteções de ombro do macacão e diminui o movimento da cabeça para os lados, evitando possíveis fraturas de cervical. 
Resumindo, o capacete ideal é sem dúvida o fechado por ser mais seguro o que não quer dizer que o aberto não o seja, mas se você for andar em pistas de maior velocidade prefira o fechado mesmo que sua moto seja uma custom, lembre sempre, a segurança deve estar acima das preocupações estéticas.




MANUTENÇÃO DA MOTOCICLETA


1. LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE: Todas as marcas recomendam que a cada 500 km você lubrifique a corrente, isso evita o desgaste excessivo apesar de sujar bastante a roda traseira, mas é mais barato limpar a moto toda semana que trocar um conjunto de relação que pode chegar a US$ 700,00 em algumas motos importadas. O lubrificante mais recomendado é óleo 90 (altamente viscoso) alguns preferem graxa náutica que é branca e não sai com água. Felizes os que tem eixo cardan!


2. CALIBRAGEM DOS PNEUS: Manter a calibragem dos pneus correta pode fazer a diferença entre estar em condições de fazer uma curva ou "seguir reto". As motos com pneus entre 170 a 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras (pneu quente). OBS: O pneu quando aquece pode por dilatação do ar, aumentar a calibragem em até 8 libras, isto significa que um pneu calibrado frio e usado em condições quentes como uma viajem com mais de 45 minutos a uma temperatura ambiente de 20° C pode chegar a 48 libras, deixando seu pneu muito duro, perdendo sua aderência quando você mais precisa, nas curvas. Já o dianteiro deve usar 4 libras a menos que o traseiro pois seu volume cúbico é menor. Se você preferir utilize Nitrogênio para calibrar, pois ele tem um ponto de dilatação mais elevado e isto mantém mais estável a calibragem. Resumindo, quando você for andar na cidade, calibre no máximo, mas quando for para estrada, lembre de acertar sua calibragem para menos, mantendo a melhor performance dos seus pneus. 


3. TROCA DOS PNEUS: Quando você for trocar um pneu tenha alguns cuidados básicos: Procure sempre trocar em máquina de montagem, especialmente se for rodas raiadas. Após a troca lembre que todo pneu vem de fábrica com uma camada de cera bastante escorregadia e tracionar ou forçar uma curva é tombo certo! Mas como evitar isso? Se for pneu dianteiro, use uma lixa grossa de qualquer tipo e passe em toda banda de rodagem; Se for traseiro, vá até uma área de areia ou cascalho fino e dê uma patinada com no mínimo duas voltas no pneu e estará limpo, a areia funcionará como lixa. Quando trocar? Geralmente os pneus originais agüentam em torno de 10.000 km nas esportivas e 12.000 km nas custom, mas independente disso se você perceber que os pneus estão quase sem friso na faixa central, não hesite, troque-os. Outra maneira é se caso você começar a perceber que a moto está um pouco instável especialmente em curvas, examine primeiro a calibragem, se estiver correta, então desconfie do desgaste dos pneus. 
Como escolher o pneu certo? Há vários tipos de pneus, alguns mais duros que duram mais e são menos eficazes quando usados no limite e outros mais macios que duram menos, mas que são "verdadeiros chicletes" no asfalto. 
Pense em como você usa sua moto e faça a escolha certa. 


4. PARAFUSOS EM GERAL: Sempre que lembrar, dê uma geral nos parafusos de carenagem, rodas, suportes, etc. A alta vibração provocada tanto pelo motor quanto pelo tipo de calçamento afrouxam sistematicamente os parafusos, portanto não deixe de manter sua moto sempre justa.


5. ÓLEO LUBRIFICANTE: Todas as fábricas não recomendam o uso de óleos sintéticos, pois você acaba só completando e raramente troca. Uma manutenção ideal é aquela em que você troca de óleo a cada 3.000 km e filtro a cada 6.000 km. As motos que andam em alto giro, quebram mais rapidamente as moléculas do óleo e por isso ele afina rápido, tornando necessário sua substituição. (entenda-se giro alto como 6.000 a 14.500 rpm). O mais recomendado para altos giros é o 20/40 e nas motos que andam com giro mais baixo pode-se usar até o 20/50 o mesmo usado nos carros em geral. Controle sempre o nível do óleo e acompanhe o "som do motor" ele revela muita coisa para você, as vezes você percebe o nível baixo do óleo pelo barulho excessivo das engrenagens, algo distinto do que você acostumou a ouvir.


6. GASOLINA NO TANQUE: Os mecânicos de competição no Brasil, recomendam que se use gasolina comum a maior parte do tempo, não adianta usar gasolinas especiais com maior octanagem, pois o rendimento na cidade e na estrada é imperceptível. O aconselhável é usar de vez em quando na estrada um ou dois tanques de gasolina aditivada para descarbonizar o motor e limpar as partes móveis. Manter o tanque sempre cheio evita que se formem gotículas na parte superior do tanque. Essas gotículas quando permanecem por muito tempo, tendem a formar ferrugem no tanque provocando oxidação das partes móveis de bomba, carburador, etc. Por isso, mantenha sempre o tanque o mais cheio possível o que evita também que a bomba receba sujeira ou água. Já que a água é mais pesada que a gasolina, ela sedimenta no fundo do tanque e quando você anda muito na reserva, ela vai para o motor e começa aquela sessão falha tudo!


7. BATERIA: Examine pelo menos uma vez a cada seis meses o nível da água da bateria, mas se caso sua bateria começar a dar sinal de vida, isto é, o farol enfraquece em marcha lenta, pisca junto com a sinaleira ou acende quando você acelera, pode procurar um posto e completar o nível da solução. Caso nada disso funcione, procure a loja mais próxima e troque-a, pois essas motos sem pedal de arranque, são pesadas para empurrar mais de uma vez! 
OBS: Se você for viajar e deixar a moto muitos dias sem ligar, desligue o pólo (-) negativo da bateria por segurança e por precaução contra uma possível descarga da bateria.


8. MOTO NO DESCANSO CENTRAL: As motos com motor em linha, (cilindros um ao lado do outro) que tem carburadores um ao lado do outro devem preferencialmente ficar no descanso central. Essa medida serve para manter a equalização dos carburadores, pois quando a moto está no descanso lateral, por gravidade, os carburadores ficam com níveis variados de combustível facilitando a perda da equalização, responsável pelo funcionamento equilibrado de todos os cilindros. Caso a sua moto for ficar mais de três ou quatro dias sem funcionar, opte por usar o cavalete central, nos casos de esportivas que não possuem este, compre um cavalete de oficina que suspende a roda traseira.


9. CAPA DA MOTO: JAMAIS COLOQUE A CAPA QUANDO A MOTO ESTIVER COM O MOTOR AINDA QUENTE! Além do risco de incêndio, ainda vai marcar sua descarga.




LINGUAGEM DOS SINAIS


Alguns básicos, usados por batedores e motociclistas militares, e podem ser entendidos por todos. O sinal deve ser preferencialmente feito com a mão esquerda - que é a mais "livre" durante a pilotagem.


• Apontar com a mão esquerda para baixo ou para um objeto ou ponto no solo: buraco, lombada, óleo ou outro tipo de obstáculo, reduza a velocidade e procure desviar (se possível).


• A mão e o braço esticado sobem e descem sucessivamente: perigo, reduzir a velocidade.


• Mão e braço balançando para trás e para frente, como um remo: o grupo está muito disperso, os mais atrás devem acelerar para se aproximar um pouco mais.


• Braço esquerdo apontado para a esquerda: atenção, reduzir para entrar à esquerda - o piloto deve sinalizar com o braço e acionar o pisca esquerdo em seguida.


• Braço esquerdo dobrado sobre o capacete com a mão apontando para a direita: atenção, reduzir para entrar à direita.


• Mão esquerda apontando para cima e realizando círculos no ar: atenção o grupo deve retornar - quando o grupo está parado, também pode significar acionar os motores para a partida.


• Mão esquerda apontada para cima e espalmada: atenção, situação de emergência à frente, exigindo cautela e redução de velocidade.


• Apontar para o tanque de combustível e logo em seguida simular uma degola de garganta com a mão esquerda: a moto entrou na reserva de combustível, indicando que aquele piloto necessita parar assim que possível para abastecimento.




O MOMENTO DA BOBEIRA:


Parece incrível, mas é verídico: boa parte dos acidentes de moto acontecem a menos de 10 minutos de distância do ponto de partida ou de chegada, devido a distrações na pilotagem.
Em parte, isso se explica pela excitação no momento da partida ou certo relaxamento já próximo ao destino. 
Portanto, dentro de um território conhecido.


• Uma das melhores maneiras de se concentrar é estar plenamente ciente de que a viagem realmente já começou. Mesmo que as ruas e avenidas ainda lhe sejam familiares, procure imaginá-las como se fossem de uma localidade distante observando toda a movimentação à sua volta constantemente. Dê atenção especial aos cruzamentos e semáforos.


• Problemas pessoais ou assuntos pendentes de resolução devem ser esquecidos durante a pilotagem. Procure "desligar-se" desses pensamentos, concentrando-se no caminho que terá pela frente. Aproveite que você está fazendo o que gosta e esqueça dos problemas.


• Se for necessário, leve mapas ou cópias de guias rodoviários com indicações de entroncamentos rodoviários e entradas e saídas das cidades desconhecidas. Procure decorá-los. Mas se precisar consultá-los durante a viagem, lembre-se de estacionar em local seguro. Geralmente, postos de gasolina ou da polícia rodoviária são locais apropriados para essas paradas e os funcionários poderão ajudar com informações.


• Nos primeiros quilômetros, procure sentir as reações da moto em frenagens, curvas, acelerações, verificando se tudo funciona corretamente. Confira se a bagagem está bem acomodada e segura. Se alguma anormalidade for notada, corrija antes de iniciar realmente a viagem. Não se arrisque a problemas na estrada.


• As massas utilizadas nas extremidades do guidão, servem para aumentar a sensibilidade e o controle das oscilações e vibrações do guidão, beneficiando inclusive a maneabilidade da motocicleta.


• A velocidade de cruzeiro ideal de uma motocicleta é entre 50 e 75% da sua velocidade real máxima.


• Motos esportivas foram feitas para andar rápido e é assim que os motoristas da estrada esperam que você reaja. Então não ande em velocidade muito baixa caso contrário terá muitos sustos e surpresas com os carros. mas também não exagere, mantenha a velocidade compatível com seu conhecimento e experiência, procurando manter total segurança. Segurança sempre em primeiro lugar.


• Mantenha o farol baixo sempre ligado, mesmo de dia, mas bem regulado, para não atrapalhar a visão dos outros veículos. Se for andar muito rápido, ligue o farol alto. Como a motocicleta é um veículo pequeno, isso ajudará os outros veículos a lhe notar no trânsito, aumentando a sua segurança.


• Início da chuva é uma das horas de maior acidentes, pois a quantidade de água ainda não foi suficiente para lavar a pista, e ao se misturar com resíduos de óleo e poeira forma-se uma "borra" muito escorregadia. NÃO FREIE BRUSCAMENTE NA CHUVA e nunca freie só com o freio dianteiro se estiver em piso escorregadio.


• Em caso de pista molhada, utilize as marcas deixadas pelos pneus dos carros. Nestas marcas a quantidade de água no asfalto é menor e a aderência do pneu melhora.


• Na chuva com a pista molhada, suspeita de areia ou óleo, ao fazer curvas evite deitar a moto. Saia levemente do banco, compensando a inclinação da moto.


• Na chuva, cuidado com poças de água. Podem esconder buracos ou pedras. Diminua a velocidade e evite passar sobre elas.


• Quando o trânsito estiver parado, preste atenção nos pedestres que atravessam a pista fora da faixa de segurança.


• Não fique muito perto de ônibus de turismo e interestadual, porque você pode virar o alvo da descarga dos banheiros.


• Cuidado com a sujeira que se forma na margem da estrada. Pode-se escorregar ou levar pedrada de um veículo 'a sua frente que passa em cima da sujeira. mantenha distância deles se estiver próximo 'a uma margem.


• Em congestionamento, é essencial para sua segurança manter a prudência e a velocidade baixa, trafegando no máximo a 20 Km/h, pois com esta velocidade é possível ter reflexos mais rápidos para quaisquer imprevisto que possam surgir. No trânsito sobrecarregado redobre a atenção e diminua a velocidade pois os automóveis podem mudar de faixa sem prévia sinalização.


• A "confiança" pode levar a um acidente. Nunca deixe de estar atento ao pilotar sua motocicleta até chegar ao seu destino, mantendo sua postura e memorizando o trajeto a seguir.


• Quem erra mais facilmente é aquele que acha que já sabe pilotar muito bem.
Um pouco de medo sempre ajuda muito.


• Sempre permaneça em local visível aos motoristas. Trafegar do lado esquerdo mantendo distância do automóvel a sua frente é ideal.


• Ao trafegar por vias onde os veículos estão estacionados ou ônibus parados no ponto, diminua a velocidade prestando muita atenção pois pedestres podem aparecer inesperadamente para atravessar a rua.


• Nunca se envolva em discussões no trânsito, mesmo se você estiver 101% com a razão. Já aconteceu de amigos pararem o outro veículo para reclamar da forma de dirigir perigosa do motorista e ele saiu do carro com arma na mão.


• O capacete é um equipamento necessário e muito importante para a sua segurança. Use sempre cores claras e nunca deixe de prendê-lo. E capacete aberto é só pra praia, andando a menos de 60 km/h.


• A motocicleta sempre deve estar em boas condições para trafegar, para sua própria segurança : parte elétrica, mecânica e PNEUS sempre em ordem. Faça uma inspeção periódica toda vez que for sair com sua motocicleta (óleo, calibragem, lubrificação da corrente, etc.).


• Quando for sair de moto tenha responsabilidade e se for levar alguém em sua garupa tenha o dobro de atenção, pois a vida da outra pessoa está em suas mãos !


• Ao se deparar com um obstáculo (como buraco ou lombadas) em alta velocidade, procure frear até próximo do mesmo, mas transponha o obstáculo com os freios soltos, deixando para frear após o obstáculo. O impacto do obstáculo com as rodas presas é maior.


• Alguns motoristas geralmente dão passagem às motos grandes. Sempre agradeça o gesto dando uma leve buzinadinha.


• Quando cruzar com outros grupos ou colegas de estrada, cumprimente !
.ireção Defensiva:.




INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA PILOTARMOS NOSSAS MOTOS


Direção defensiva é dirigir de modo que evite acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas.Direção perfeita ou pilotar com perfeição significa que você realiza cada viagem sem acidentes; sem infrações de trânsito; sem abusos da moto; sem atrasos de horário; e sem faltar com a cortesia devida.
Acidente evitável é aquele em que você deixou de fazer tudo o que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo.


CONDIÇÕES ADVERSAS
As condições adversas à segurança do trânsito são:
. Iluminação insuficiente, inadequada, ausente, etc.;
. Tempo chuvoso, com neblina, etc.;
. Estrada mal conservada. com buracos, sem sinalização adequada, com excesso de sinuosidade, etc.;
. Trânsito engarrafado, confuso, etc.;
.Moto com problemas, sem a adequada revisão, pneus "carecas", etc.;
. Motociclista cansado, alcoolizado, drogado, etc..


Os elementos básicos da direção defensiva são:
. conhecimento;
. atenção;
. previsão;
. decisão; e
. habilidade.


As medidas de segurança para a prevenção de acidentes consistem em 3 ações interligadas a saber:
. Prever o perigo. Pense no que vai acontecer, ou no que poderá acontecer, com a maior antecedência possível. Não se convença de que "vai dar tudo certo".
. Descubra o que fazer.
. Há maneiras adequadas para se enfrentar cada situação específica. Aprenda-as bem, de modo que possa aplicá-las no momento necessário.
. Aja a tempo. Uma vez que você já conhece o perigo e sabe que defesa deverá empregar, aja. Jamais assuma uma atitude de "esperar" para ver o que acontece.


Definições de distância e tempo de parada:
. DS - Distância de seguimento é aquela entre a nossa moto e o veiculo que está a nossa frente.
. DP - Distância de parada é aquela que a moto percorre, desde que o perigo é visto até parar.
. DR - Distância de reação é aquela que a moto percorre, desde que o perigo é visto até que o motociclista tome atitude (frear, desviar, etc.).
. DF - Distância de frenagem é aquela que a moto percorre, depois de acionado o mecanismo de freio até parar.
. DP = DR + DF.
. TR - Tempo de reação é aquele que é gasto desde que o perigo é visto, até que o motociclista tome qualquer providência.
. TMR - Tempo médio de reação é o tempo de 3/4 de segundo, para o motociclista em estado normal.
. TF - Tempo de frenagem é o tempo gasto depois de acionado o mecanismo do freio até parar.
. TP- Tempo de parada é o tempo gasto desde que o motociclista percebe o perigo, até parar a moto.
. TP = TR + TF




QUATRO PONTOS PARA EVITAR COLISÃO COM O VEÍCULO DA FRENTE:
Como somos proporcionalmente , bem menores que os automóveis somos também menos vistos pôr isso é mais importante ainda que estejamos sempre atentos para que os motoristas estejam nós vendo e para isso é necessário que estejamos sempre vendo o motorista a nossa frente pelo seu retrovisor é sinal que ele também esteja nós vendo e nunca fazer manobra sem olhar para o nosso próprio retrovisor.
. Fique alerta.
. Domine a situação.
. Mantenha distância.
. Comece a parar mais cedo.


COMO EVITAR COLISÃO COM O VEÍCULO DE TRÁS:


Há três maneiras de se evitar colisão na traseira:


1. Faça o sinal - Ligue a seta ou acione o pedal do freio ligeiramente. Dê sinais manuais.


2. Pare suavemente - Reduza a marcha da sua moto.


3. Livre-se dos motoristas que andam colados à traseira da sua moto - Reduza a marcha da sua moto. Isto dará chance ao outro de ultrapassá-lo e ele perceberá que o está seguindo perto demais.




COMO EVITAR COLISÃO COM VEÍCULOS NO SENTIDO CONTRÁRIO:


A mais perigosa das colisões é a com veículo no sentido contrário. São vários os fatores que contribuem para a gravidade resultante desse tipo de acidente. Numa colisão de frente com frente, a moto sempre sai perdendo pois é sempre arremessada juntamente com o seu condutor o que geralmente é fatal para o motociclista principalmente se o mesmo não estiver equipado; mas, infelizmente, e embora parado os ocupantes do carro também continuam "viajando", através do pára- brisa ou de encontro ao painel. Como a maioria das colisões de frente com frente ocorre ligeiramente fora dos respectivos eixos longitudinais dos veículos, um deles ou ambos saem rodopiando e atiram os seus ocupantes fora dos mesmos. São, principalmente esses, os casos em que o cinto de segurança salva os motoristas e o capacete salva os motociclistas.


DOMINAR CURVAS:


A melhor maneira de se fazer uma curva é reduzir a marcha antes de entrar na curva. Nas curvas para a direita, mantenha-se à direita, e nas curvas para a esquerda, mantenha-se no centro da sua pista. Acelere, quando já estiver na curva.


1. Curva para a direita - Evite deixar o sua moto desviar para a esquerda, pois a força centrífuga fará com que ela se desloque para a esquerda também.


2. Curva para a esquerda - Esteja alerta para a mesma tendência do outro veículo de se deslocar para a sua pista, em virtude da força centrífuga.




RECUPERAR-SE DE UMA SAÍDA DA ESTRADA:
. Não fique nervoso, nem frei com violência.
. Reduza a marcha para uma velocidade segura, mantendo o moto em direção reta, para frente.
. Certifique-se de que há uma abertura no trânsito que lhe permita voltar à estrada e entre lentamente para a faixa pavimentada, em ângulo agudo.




COMO EVITAR COLISÕES NO CRUZAMENTO:
. Conheça ou saiba exatamente para onde você vai seguir. Coloque-se com antecedência na pista adequada à manobra que pretende fazer no cruzamento.
. Reduza a velocidade, ao chegar perto do cruzamento, e prepare-se para enfrentar qualquer imprevisto.
. Mostre ou sinalize as suas intenções através das setas, de sinais manuais e pela posição de seu veículo na pista.
. Siga com cuidado.




DOIS "MACETES" PARA CRUZAMENTOS:


1. Ao aproximar-se de um cruzamento, retire a mão do acelerador e coloque mão e o pé no freio para reduzir o tempo de reação, se estiver pista molhada use mais o freio traseiro caso contrario use sempre com mais intensidade o dianteiro.


2. Olhe primeiro à esquerda e depois à direita, pois você cruza pelo trânsito da esquerda em primeiro lugar.




COMO SER ULTRAPASSADO PÔR OUTRO VEÍCULO:


Você pode evitar acidentes, quando outro veículo ultrapassa sua moto, ajudando-o de várias maneiras.
. Verifique o trânsito que vem no sentido contrário.
. Avise-o se não houver condições de ultrapassagem.
. Reduza a marcha, quando o outro veículo necessitar de mais espaço em frente a sua moto, para voltar a sua pista (mão).
. Mantenha-se à direita.
. Sinalize dando passagem. Ligue o pisca-pisca da direita. Olhe para trás.




COMO ULTRAPASSAR:
. Tenha certeza de que está mantendo uma distância de segmento segura.
. Verifique o trânsito no sentido contrário.
. Verifique o trânsito atrás, antes de desviar-se da sua pista.
. Sinalize, antes de mudar de pista.
. Só então se desloque para a pista da esquerda.
. Acelere, à medida que se desloca.
. Avise, ao motorista do veículo que você está ultrapassando, com um leve toque da buzina ou farol.
. Sinalize a sua intenção, para voltar à pista da direita.
. Volte à pista da direita, quando você avistar o farol esquerdo do carro que você está ultrapassando.
. Retorne à velocidade normal estabelecida na pista.




A COLISÃO MISTERIOSA:


O que vem a ser uma colisão misteriosa? É um acidente de trânsito que envolve apenas um veículo. Este tipo de colisão responde, anualmente, pôr um terço dos acidentes de trânsito que resultam em morte. Quase tanto quanto os acidentes de colisão de dois ou mais veículos. Pôr que é chamada "colisão misteriosa"? Porque os mortos não preenchem relatório de acidentes e aqueles que sobrevivem, freqüentemente não admitem que tenham errado. O mistério consiste, portanto, em se conhecer a causa da colisão. Uma vez que nesse tipo de acidente o motorista tem praticamente o seu veículo sob controle. Você poderá evitar uma colisão misteriosa, conhecendo as suas causas e sabendo como se defender. A colisão misteriosa pode ser provocada pôr um ou mais dos elementos indicados a seguir:


1. A estrada - Uma curva muito fechada, um solavanco repentino, um buraco ou irregularidade na pista, óleo, etc., qualquer uma dessas causas pode provocar uma colisão misteriosa, se não estiver prevenido.


2. O tempo - Chuva, garoa ou forte geada, cerração e neblina são grandes ameaças aos motociclistas.


3. A moto - Uma moto em más condições pode ser o culpado da colisão misteriosa, jamais pilote uma moto que tenha os freios, direção, amortecedores ou pneus defeituosos.


4. Outros motoristas - Ao ver um outro veículo aproximar-se em sua direção, na contramão, como nos casos de ultrapassagem, reduza a velocidade imediatamente; caso a distância seja muito pequena para ultrapassagem segura, pisque os faróis, buzine e encoste o máximo para a direita. Saia até da estrada, se necessário, mas jamais tente desviar-se do veículo que vem ao seu encontro, saindo para a esquerda.


5. O estado físico e mental - Os perigos serão maiores, se você não estiver bem disposto. Sonolência, mal estar ou doenças fazem com que os reflexos sejam mais lentos. Certos medicamentos podem reduzir a sua capacidade de dirigir. A tensão emocional é um veneno para a mente e pode tornar-se especialmente perigosa para o motorista. Não dirija quando estiver perturbado ou alterado e muito menos embriagado. Evite discussões no transito. Indigestão e mal-estar constituem sempre ameaças quando você está pilotando. Se não estiver se sentido bem, pare tente se restabelecer caminhe um pouco e só quando estiver bem volte a pilotar e na primeira oportunidade pare para dormir.


6. O modo de agir - Sempre pilote com as duas mãos no guidom. Se você não segurar o guidom com firmeza, a moto poderá desgovernar-se, ao estourar um pneu bater em um buraco, passar pôr cima de uma pedra ou bater em algum animal. SEGURE O GUIDOM FIRMEMENTE, MAS NÃO TENSAMENTE. Seja o primeiro a baixar a luz dos faróis, ao cruzar com outro veículo.


7. O álcool e as drogas - Bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes agem sobre o cérebro de tal modo, que diminuem o senso de cuidado e precauções, tornam lentos os reflexos e destorcem o julgamento equilibrado das situações.




COMO DIRIGIR EM ESTRADAS DE ALTA VELOCIDADE:


A técnica para se dirigir nessas estradas é diferente das que usamos em estradas e ruas comuns. Eis algumas sugestões para você pilotar com segurança em estradas de alta velocidade:
. Encha o tanque de combustível e verifique os pneus. Estude o mapa da rodovia ou estrada, antes de partir, e esteja certo de que você sabe o ponto que vai sair da estrada.
. Ao entrar na rodovia ou estrada, ganhe velocidade na pista de aceleração de modo que consiga sincronizar a sua velocidade com a do trânsito; e, quando estiver em velocidade igual, incorpore-se ao trânsito, nunca ultrapassando a velocidade estipulada para a mesma ou a velocidade mínima que é: a velocidade máxima dividida pôr dois (2).
. Nunca diminua a velocidade bruscamente. Mantenha-se no ritmo da maioria dos veículos.
. Não pare e nunca retorne na pista. se perder uma saída, siga em frente até a próxima. Em caso de enguiço da moto, procure encostar o máximo possível para a beira da estrada.
. Quando ultrapassar, use as setas, olhe pelo retrovisor e coloque-se, com antecedência, na posição de ultrapassar. Após a ultrapassagem, espere até ver no seu espelho retrovisor o veículo que ultrapassou, para só depois voltar à pista da direita.
. Mantenha-se bem distante do veículo da frente, como precaução contra colisões em forma de reação em cadeia (engavetamento).
. Observe os sinais; são poucos, mas de grande importância. Você não terá tempo de pensar duas vezes.
. Quando sair da estrada de alta velocidade, diminua a marcha, gradativamente. Em aclives e declives, use a pista de desaceleração, até atingir a velocidade adequada. Acredite no seu velocímetro e na sinalização regulamentadora, e não nos seus sentidos.


Outras recomendações para super estradas: 
Fique atento aos sinais de fadiga nas rodovias de alta velocidade. Quebre a monotonia com descansos, pelo menos, de hora em hora, ou estabeleça uma media de 100 km para cada parada nunca mais do que isso, mantenha os olhos em movimento. Verifique os instrumentos. Cante. Use goma de mascar. Nunca pare numa pista de alta velocidade. Saia sempre da rodovia. Para pedir socorro, amarre um pano branco no seu retrovisor esquerdo. Ligue o pisca esquerdo se sua moto tiver o recurso ou seja possível ligue os dois. Ao pilotar em auto-estrada, à noite, é uma tentação correr mais do que o alcance da luz dos faróis. Lembre-se de que os faróis altos iluminam em torno de 100 metros, porém a 120 km/h, você precisará de aproximadamente 100 metros para parar o veículo, alem de não ser permitido essa velocidade para motocicletas, logo, não dirija às cegas. Em dias de chuva, as rodovias de alta velocidade são muito mais perigosas que as estradas comuns, pôr causa das grandes velocidades pilote com redobrada atenção é até preferível que ao encontrar lugar seguro e ao abrigo da chuva pare e espere a mesma passar para então prosseguir viajem.




PERIGOS AO MOTOCICLISTA


VÁCUO


É normal encontramos carretas umas bem próximas da outra ou seja uma no vácuo da outra, até já ouvimos em narrações de corridas se falar no famoso vácuo. Novo Aurélio: pressão inferior à pressão atmosférica, zona atmosférica afetada pôr correntes decentes, vácuo final. A menor pressão que pode ser estabelecida num sistema em que se faz o vácuo. que nada mais é que o vento canalizado das laterais do veiculo para a traseira e para o centro de gravidade da mesma, que impulsiona, torna o veiculo atrás mais leve facilitando o aumento da velocidade do mesmo, segundo alguns motorista que contatei diminui o consumo de combustível no caso da motocicleta que já praticamente não tem estabilidade o vácuo elimina o pouco que tem, principalmente em se tratando de motos menores mais leves, dificultando e muito a pilotagem. O que para nós em se tratando de segurança é uma lastima que nós aproveitemos desta situação em viagem, pois sabemos que andar no vácuo de uma carreta ou caminhão é de uma imprudência descomunal haja vista que não temos visibilidade de um dos nossos maiores inimigos o buraco, ou mesmo em caso de um pneu se soltar, o que mais acontece é pneus recauchutados se desprenderem da banda de rodagem ou ainda se alguém atirar alguma coisa pela janela principalmente em caso de ônibus de passageiros, sem falarmos que o motorista pode frear o veículo bruscamente e com isso termos de encarar sua carroceria, o que sabemos ser de extremo mau gosto bater na traseira de uma carreta, caminhão, ônibus ou mesmo um veículo menor, de moto e a mais de 100 km por hora, não acha? Somos sabedores que a maioria dos caminhoneiros ou mesmo motorista tem pôr nós motociclistas uma verdadeira antipatia o que vês pôr outra eles ao observar que tem um motociclista atrás fazem que desviam de algo e deixa a carroceria de presente para nós quem ainda não viu falar de tal situação? todos nós sabemos de acidentes que acontecem nestas situações, o que também sabemos, não são todos os motoristas que nós odeiam tanto! mais a palavra de ordem é não a imprudência, nenhuma imprudência e deste tipo pior, jamais e quando estiver viajando em vês de vácuo de caminhão! Vácuo Deus.




BRINCANDO DE TAPA BURACO


Se estivéssemos em um País da Europa ou mesmo em qualquer País que investe corretamente o dinheiro dos impostos que com muito sacrifício pagamos, esta pagina seria uma a menos, pois quem de nós ainda não transitou pôr uma avenida, rua ou estrada do nosso País que não estivesse sendo realizado a famosa operação tapa buraco? Bem não adianta reclamar vamos ao que é de importante na nossa segurança com relação aos buracos que as estradas nós trazem.
A operação tapa buraco realiza seus serviços da seguinte maneira: primeiro eles reabrem os buracos que de acordo com o seu formato eles capricham nas formas geométricas, são arredondados, quadrados, retangulares já vi ater em forma de estrela, cavalo, guarda chuva e um com a cara do congresso inclusive com o côncavo e o convexo, não, não é brincadeira! Vão observando eles, os buracos, e me darão razão eu devia ter fotografado, me arrependo ater hoje mais com certeza encontrarei outro com essa forma e um dia mostrarei para vocês, são formas de fazerem inveja a qualquer artista plástico. Bem dêem eles os aprofundam, acertam as beiradas para ficarem mais cortantes, ficando assim uma obra de arte perfeita para cortar pneus, quebra eixo, rodas, derrubar e ater matar motociclista, então eles o pitam de preto pôr dentro e entorno de 15 centímetros das bordas laterais, podemos ater jurar que o buraco foi tampado o que para nossa surpresa é apenas uma miragem que nossos governantes realizam com nosso dinheiro e que eles mesmos sabem que estão jogando fora e pior ainda causando mais acidentes em nossas estradas pois eles esperam acontecer de verdade uns três ou quatros acidentes com vitimas fatais para tamparem de verdade o buraco que parecia miragem, e em poucos dias os mesmos buracos reaparecem maiores ainda e ai é onde mora o perigo para nós motociclistas pois acreditamos que os mesmos ainda estão tampados o que para nossa surpresa encontramos abertos e pior uma nova operação tampa buracos consumindo nossas economias e não resolvendo coisa alguma pois em poucos dias vai estar novamente o mesmo buraco e com certeza a mesma empreiteira brincando de tapa buraca com o nosso dinheiro!




CEROL


O cegou é uma mistura de vidro triturado e cola, que se usa para passar na linha que sustenta as pipas, com a finalidade de cortar linhas de outras pipas, dar curto circuito em redes de energia, eletrocutar os garotos que estão brincando, deixar bairros inteiros sem energia pôr horas a fio, queimar transformadores de energia, e apapagaiar nossas ruas e avenidas com um monte de linhas e papeis pendurado nos fios, cortar pescoço, braço, mãos, rosto e queixo de motociclistas e ater matá-los.
Ao passar essa mistura em uma linha e após secar, a mesma alem de adquirir resistência transforma-se em uma verdadeira arma de corte e uma das piores haja visto ter como área cortante toda sua circunferência podendo ainda se moldar de acordo com o objeto a ser cortado, acompanhando-o em sua trajetória ou seja depois de estar em contato com a pessoa não há como evitar o corte pois para onde você se desviar a mesma poderá também se desviar, acompanhando-o o que poderá fazer estragos bem maiores em função de se pretender se desvencilhar da mesma só aumentando e muito e em partes diferentes do corpo os cortes, eu mesmo já socorri um motociclista em frente minha residência que ao se defender de uma linha com cerol levou um corte no antebraço esquerdo (6 pontos) na mão direita (4 pontos) e na altura do queijo (4 pontos), daí pude presenciar visivelmente o quanto é perigoso soltar, empinar, brincar com pipas nas cidades e principalmente em ruas que trafegam bicicletas e motos, motos em especial pois com o capacete a viseira nós impede de ver a linha e pôr isso o acidente é fatal, há até casos de cortes em pessoas que trafegavam em cima de carroceria de picapes e enquanto a justiça não toma nenhuma providencia só resta a nós motociclista alem de termos que cuidarmos com os carros a nossa volta, os buracos a nossa frente, as buzinadas a traz de nós, pois se quer podemos ultrapassar os oitentinha o que muitas vezes irrita o motorista atrás que sem lembrar do nosso limite de velocidade nós atormenta com um verdadeiro buzinasso às vezes mi pergunto se nenhum legislador federal já não tenha buzinado atrás de um motociclista, pois andamos com a cara para cima, feito jumento em porta de igreja procurando pipas e fazendo verdadeiros milagres matemáticos para descobrimos a posição da linha e do garoto ou marmanjo,que a estar empinando, é muitos marmanjos sem terem o que fazer ficam soltando pipa em plenos centros urbanos o que alem de ser vergonhoso é muita falta de respeito com os transeuntes, e um milagre para nós motociclista que quando enxergarmos quem a estar segurando já é tarde demais, e em segundos já aconteceu o acidente, pois sequer dar tempo de Parar, ou desviar pois não termos tempo de calcular a trajetória e altura da linha para podermos desviar sem sermos degolado, é quase impulsivo e por isso normalmente fatal. 
Gostaria de fazer um apelo a todos os pais que dão pipas para os seus filhos que procurem dar presentes ou seja brinquedos mais educativos e menos perigosos para seus filhos o que não é difícil criei três e nunca soltaram pipas e nem pôr isso são menos felizes, pelo contrario tiveram mais tempo para estudar, e para os pais como eu que sabem do perigo e tem responsabilidade com a vida do seu próximo não aceitem que seus filhos soltem pipas ou que outros garotos às soltem na frente de suas residências isso já ajudaria e muito.
Outra solução seria um pipodromo, o que não seria novidade pois em termos de odromo já temos de tudo: bumbodromo, cartodromo, autódromo, sambódromo e vários outros odromos que não me recordo no momento, então estar ai a idéia para algum prefeito maluco que queira criar o primeiro pipodromo do pais, a idéia é de graça e a época é oportuna para uma boa promessa, contanto que não seja feito perto de aeroportos, campos de pouso e decolagens nem em áreas urbanas.


Créditos:
Texto retirado da página do Jaguar do Asfalto Moto Clube, de Rio das Ostras – RJ.


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